domingo, 18 de julho de 2010

BANCO DE PROJETOS

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – DIANETE MATIOLO FRIGO

ATIVIDADE 1.4 – BANCO DE PROJETOS

1. Nome da cursista: DIANETE MATIOLO FRIGO

2. Identificação do local: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOIS IRMÃOS.
ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ENVOLVIDOS:

3. Título do projeto: ELETRICIDADE, CONHECENDO E ECONIMIZANDO UM POUCO MAIS.


4. Características do Projeto: Desenvolvido nas aulas de Física, mas com conteúdos relacionados às disciplinas de Editoria, Matemática, Língua Português, Artes.

5. Descrição geral: O projeto, ou seja, a atividade iniciou nas primeiras aulas de Física, onde através de uma enquete os alunos descreveram suas principais curiosidades sobre a energia elétrica.
Conhecer as principais fontes de energia elétrica no Brasil e mundo, bem como sua produção em MW.
Ter conhecimento de como ocorre o cálculo da família em kW/h, por mês e quanto à família gasta por mês.
Interpretar a fatura de energia elétrica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

1- Através de uma pesquisa em revistas, livros e internet os alunos passaram a crescer a História da Eletricidade no mundo. Após a pesquisa houve socialização em sala de aula.
2- Cada aluno trouxe para sala de aula uma fatura de energia elétrica de sua família, e juntos houve interpretação de:
2.1 – Gasto de kW/h da família
2.2- Diferença de custo do kW/h em propriedades rurais e residências urbanas.
2.3 – Valor cobrado do ICMS, até o gasto de 500 kW é um valor, acima este valor é outro.

3- Elaborar uma tabela. Cada aluno irá desenvolver essa atividade com sua família.

Nome do eletrodoméstico Potencia Da Intensidade da corrente elétrica Gasto de KW por mês Gasto em R$ Fusível



4- Assistir vídeos sobre a Potência elétrica dos aparelhos.
5- Pesquisar as principais fontes de energia no Brasil>
5.1 – Usina Hidrelétrica;
5.2 – Usina Termoelétrica
5.3- Usina Nuclear.
5,4- Usina eólica;
5.5 Usina Solar.
6- Após a pesquisa os alunos socializaram suas pesquisas, demonstrando através de demonstração de pequenas experiências. Explicação utilizando slides.

6- Realização de uma viagem de conhecimento no Parque Eólico de Água Doce, com filmagem dos funcionamento dos aere geradores, fotos.
7- Viagem para Usina Hidrelétrica.
8- Elaboração de panfletos para os demais alunos de a Escola conhecer um pouco mais sobre eletricidade e passar a economizar com pequenas atitudes.
9- Elaboração de uma álbum de curiosidade sobre eletricidade.
10- Montagem de experimentos tais como: associação em série e em paralelo, como é a instalação em uma residência.
11- Elaboração e apresentação de paródias, com gravação dos autores cantando e utilizando instrumentos musicais.



6. Tecnologias utilizadas.
- Máquina fotográfica digital;
- Vídeos;
-Computador: Acesso a software, assistir vídeos no youtube, pesquisar na Internet, Leitura de textos (histórias em quadrinhos);
-Revistas/jornais/livros pedagógicos: observar imagens, fotos...
-Câmera de vídeo- produção de documentário.
-scanner
-impressora
-DVDs
-Televisão
-Gravador de CD
-Microfones
- Caixas e mesa de som – Amplificador


Resultados: Os educados estão cada vez mais com capacidade de produzir conhecimentos e tecnologias. É de suma importância que a escola propicie todos os as diversas tecnologias para que os educados passem a desenvolver habilidades e competencias.
O aluno quando passa a ser o sujeito que deve ir buscar o conhecimento passa a ter mais interesse pela disciplina e propriamente pelo conteúdo desenvolvido em sala de aula.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho profe!
    São de iniciativas e ações como esta que tornam as aulas significativas para o aluno, possibilitando-lhe a construção de novos conceitos e entendimento dos conceitos produzidos e sistematizados ao longo da história.

    ResponderExcluir