domingo, 27 de junho de 2010

Diálogo Teórico

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOSNTE CONCÓRDIA / MECPROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULERCURSISTA – DIANETE MATIOLO FRIGOATIVIDADE 2 – DIÁLOGO TEÓRICO



Para Piaget o conhecimento é construído pelo sujeito, no contexto das interações com outras pessoas e/ou objetos. A construção se dá por meio de dois processos fundamentais de inteligência: a assimilação e a acomodação , que são componentes de todo equilíbrio cognitivo. Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.
Para Piaget é fundamental a construção do conhecimento, pois o ensinar é colocar problemas a partir dos quais seja possível reelaboar os conteúdos escolares e também é fornecer toda a informação necessária para a criança poder avançar na construção do conhecimento. O palnejamento do professor deve ter sentido para o conhecimento do aluno, claro não se deve ficar somente nquilo que o aluno conhece, deve-se partir do conceito elaborado para então conhecer o conceito cientifico.
Ensinar é favorecer a discussão sobre os problemas formulados, é oferecer a oportunidade de coordenar diferentes pontos de vista, é orientar para a resolução do problema colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário